13 março 2009

Bem prega frei Tomás

NO Delito de Opinião, Pedro Correia numa uma análise lapidar ao candidato Vital Moreira...

por Pedro Correia | 13.03.09

Vital Moreira, com atitudes bem ao jeito de José Sócrates, proclama desde já o seu imenso nojo pela intrusão do insulto no debate político: "Sem surpresa, o anúncio público da minha candidatura ao Parlamento Europeu suscitou os inevitáveis ataques pessoais, a par de alguns comentários malévolos, em geral ditados pelo despeito e pelo ressabiamento. Se julgam que lhes vou dar troco, desconhecem-me. Nunca desço ao seu nível..."

Salutar princípio, que proclamado por outra pessoa mereceria imediato aplauso. O problema é que o cabeça de lista do PS às europeias sempre teve a língua muito solta quando se referia a adversários políticos. E a pena também.

Para se perceber melhor o que digo, anotem estes exemplos, da mais fina prosa de Vital Moreira.

Sobre Francisco Louçã, em Janeiro de 2005:

«A afirmação de Louçã, na entrevista de hoje na RTP, de que o PS "já governou com maioria absoluta", quando no seu último governo "comprou" o deputado Campelo (CDS) para aprovar o orçamento, é uma observação pouco séria, para não dizer pouco honesta

Sobre Marques Mendes, em Novembro de 2006:

«Marques Mendes entrou em deriva sem tino. Em vez de apostar pacientemente na construção de uma alternativa de governo, "dispara" tiros a esmo, incluindo uma boa dose de populismo. Ainda está na luta contra a Ota e agora quer que o Estado distribua pelas empresas o dinheiro que o aeroporto alegadamente vai custar. Não admira o seu lugar no conceito da opinião pública.»

Só alguns, entre outros à escolha. Bem prega frei Vital...


Sem comentários: